Bota de Ouro: Gyökeres na frente, mas «à espera» de Mbappé e Salah
O Sporting foi campeão neste sábado, confirmando o bicampeonato, com um homem em grande destaque: Viktor Gyökeres. Fez o 2-0 em casa diante do V. Guimarães e distanciou-se ainda mais da lista de melhores marcadores nacional, com 39 golos no campeonato. Um registo que fica para a história, mas que pode não ser suficiente para ganhar a Bota de Ouro.
Viktor tem 58.5 pontos (cada golo na Liga portuguesa é multiplicado por 1.5, enquanto nas cinco principais ligas cada golo vale dois). Logo a seguir surgem Kylian Mbappé (Real Madrid) e Mohamed Salah (Liverpool), com 56 pontos, obtidos através de 28 golos nos respetivos campeonatos. No entanto, os dois ainda têm dois jogos do campeonato por disputar. O Real Madrid desloca-se a Sevilha e recebe a Real Sociedad. Já o Liverpool joga contra Brighton e Crystal Palace, tendo assegurado o título inglês.
Não há um vencedor da Bota de Ouro a atuar em Portugal desde Mário Jardel, em 2002, quando cada golo na Liga portuguesa contava por dois.[](https://maisfutebol.iol.pt/sporting/viktor-gyokeres/bota-de-ouro-gyokeres-na-frente-mas-a-espera-de-mbappe-e-salah)