O médio ex‑Benfica Orkun Kökçü fez uma estreia muito infeliz pelo Besiktas na Liga Europa. Na primeira mão da segunda pré‑eliminatória, os turcos foram derrotados em casa por 4‑2 diante do Shakhtar Donetsk, deixando a paternidade nas mãos do adversário para a segunda mão. O Besiktas entrou mal no jogo e cedo se viu em desvantagem, com os ucranianos a marcarem cedo e a controlarem o ritmo do encontro.
O Shakhtar assumiu o comando do jogo com golos de Alisson Santana e Eguinaldo, ainda no primeiro tempo, e ampliou com mais dois tentos do atacante brasileiro Kevin na segunda parte. Apesar de João Mário reduzir na reta final, o domínio ucraniano tornou-se evidente, deixando o Besiktas em séria dificuldade para ultrapassar a eliminatória. Kökçü foi titular mas saiu aos 60 minutos, sem conseguir inverter o rumo dos acontecimentos.
Esta estreia deixa o Besiktas em situação complicada, com a segunda mão da eliminatória a disputar-se fora. A responsabilidade recai sobre o médio turco, com grande expectativa em torno da sua adaptação ao novo clube. A derrota levanta questões sobre a forma como o Besiktas lidará com as exigências europeias e sobre se Kökçü conseguirá impor-se num ambiente competitivo difícil.