O presidente do Sporting exigiu que Viktor Gyökeres abdicasse de um mês de salário bruto como penalização disciplinar. O jogador aufere cerca de 4 milhões de euros brutos por ano, ou seja, mais de 333 mil euros por mês, valor que teve de abrir mão voluntariamente para regularizar a situação junto da direção leonina.
O motivo da penalização prende-se com o facto de Gyökeres não se ter apresentado no início da pré-época, tendo falhado o estágio no Algarve. Trata-se de uma clara posição assertiva da direção, onde Varandas aplicou mão pesada ao utilizar o regulamento interno como forma de manter a autoridade e o respeito pela estrutura do clube.
Apesar do impasse nas negociações com o Arsenal, que pretende adquirir o avançado sueco, o clube célere em buscar alternativas. Foi anunciado que Luis Suárez, do Almería, já se encontra em Lisboa como possível substituto imediato, o que demonstra o pragmatismo e capacidade de resposta da direção leonina.
A multa aplicada e a exigência salarial apontam para uma estratégia disciplinar e financeira rigorosa por parte do Sporting, que não facilita concessões em casos de incumprimento contratual, independentemente do estatuto ou exigência do jogador.