Viktor Gyökeres explicou os motivos que o levaram a deixar o Sporting e assinar pelo Arsenal. Segundo o avançado sueco, a decisão foi tomada com base em conversas com Mikel Arteta e com o diretor desportivo do clube londrino. Gyökeres afirmou que sentiu que o Arsenal era o clube certo para si, sobretudo após enfrentar a equipa na Liga Europa da temporada passada.
Durante o processo, recusou propostas de outras equipas e deixou claro que sua prioridade era o Arsenal. O jogador não se reapresentou na pré-época com o Sporting, e o seu empresário renunciou à comissão para facilitar o negócio. O clube inglês comprometeu-se com uma proposta total de 63,5 milhões de euros, mais 10 milhões em variáveis, valor que agradou à SAD leonina.
Apesar das negociações tensas e dos impasses sobre os bónus e os prazos de pagamento, o acordo acabou por ser alcançado. Gyökeres garantiu que a sua escolha foi baseada em convicção pessoal e que pretende continuar a crescer num clube onde se sente valorizado. A transferência põe fim a uma das maiores novelas do mercado de verão em Portugal.