Bragança Paulista, 5 de outubro de 2025 – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro Lucas Casagrande e o VAR Gilberto Rodrigues Castro Junior sobre o pênalti que decidiu a derrota do Grêmio por 1 a 0 diante do Red Bull Bragantino, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O lance ocorreu aos 56 minutos do segundo tempo, quando um chute de Praxedes desviou no braço do lateral Marlon. Após revisão, o árbitro foi orientado pelo VAR a marcar penalidade, decisão que gerou intensa polêmica entre torcedores e dirigentes gremistas.
Durante a conversa divulgada pela CBF, o árbitro de vídeo afirma: “Ela muda de rotação e tem uma ação de bloqueio do braço. A mão está desvinculada do corpo na hora do contato, está fora do corpo”. Na sequência, sugere a revisão: “Lucas, sugiro revisão para um possível penal, uma mão em ação de bloqueio, ampliando o espaço corporal”.
Após analisar as imagens, Casagrande confirma a marcação do pênalti: “Está antinatural o braço dele em uma ação de bloqueio. Vou reiniciar com tiro penal, sem cartão”.
Com a decisão, o Bragantino converteu o pênalti e garantiu a vitória, o que gerou revolta no elenco tricolor. O lateral Marlon afirmou após a partida que “o Grêmio vem sendo prejudicado frequentemente”, enquanto o diretor de futebol Guto Peixoto confirmou que o clube apresentará uma reclamação formal à CBF.
Árbitro: Lucas Casagrande — VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior.
Estádio: Cícero de Souza Marques (Bragança Paulista-SP)
Fonte: Bolavip Brasil – Adaptado para Blogger (05/10/2025).

0 Comentários