Morreu Miguel Ăngel Russo, treinador do Boca Juniors
O futebol argentino estĂĄ de luto pela morte de Miguel Ăngel Russo. O histĂłrico treinador, que estava no ativo ao serviço do Boca Juniors, morreu esta quarta-feira, aos 69 anos, apĂłs uma longa luta contra um cancro na prĂłstata que enfrentava desde 2017.
Nas Ășltimas semanas, Russo havia sofrido uma infeção urinĂĄria e o seu estado de saĂșde agravou-se significativamente, deixando-o bastante debilitado. O tĂ©cnico encontrava-se em casa, sob cuidados mĂ©dicos, depois de ter estado internado com prognĂłstico reservado.
Mesmo fragilizado, Miguel Ăngel Russo manteve-se ligado ao clube onde conquistou a imortalidade desportiva, conduzindo o Boca Juniors Ă conquista da Taça Libertadores de 2007. A notĂcia da sua morte provocou uma onda de consternação entre adeptos e personalidades do futebol mundial.
O seu antigo adjunto, Hugo Gottardi, havia manifestado recentemente preocupação pelo estado do treinador: “Levar o Boca Ă s costas Ă© como arrastar um camiĂŁo. Ele vem de uma doença difĂcil e estĂĄ a lutar em muitas frentes”, disse.
A Ășltima aparição pĂșblica de Russo ocorreu a 23 de setembro, durante um treino do Boca Juniors. O seu Ășltimo jogo no banco foi a 21 do mesmo mĂȘs.
Nascido em LanĂșs em 1956, Russo fez carreira como jogador no Estudiantes, clube pelo qual conquistou dois campeonatos argentinos (1982 e 1983). Como treinador, iniciou o percurso em 1989, passando por clubes como LanĂșs, Rosario Central, San Lorenzo, VĂ©lez, Racing e Estudiantes.
No Boca Juniors, teve trĂȘs passagens marcantes, com destaque para a conquista da Libertadores ao lado de Juan RomĂĄn Riquelme. Teve tambĂ©m uma breve passagem pela Europa, no Salamanca, em Espanha, na Ă©poca 1998/99.
“Miguel deixa uma marca eterna no nosso clube e serĂĄ sempre lembrado pela sua alegria, generosidade e dedicação ao futebol.”
— Comunicado oficial do Boca Juniors
O clube argentino publicou uma mensagem nas redes sociais lamentando profundamente o falecimento do treinador e enviando condolĂȘncias Ă famĂlia e amigos.

0 ComentĂĄrios